Aos meus filhos: coisas que dizia e pensava antes de vos ter!

Hoja relembramos um post antigo! 

Queridos filhos,

Antes de vocês nascerem, eu era muito crítica em relação a tudo o que se relacionava com os filhos.
A mãe, dizia à boca cheia que: “filho meu nunca faria isto, filho meu nunca faria aquilo”.
Quando via birras ou gritaria de outros meninos, dizia (e pensava) imediatamente que filho meu levava uma palmada no rabo e ficava em sentido. 

Euzinha, dizia que filho meu nunca faria:

        Birras de se atirar para o chão a bater com os pés e a rastejar de costas como quem passa o chão a pano;

        Filho meu nunca (jamais!) me fugiria da mão, se esconderia atrás de um carro enquanto eu corria desesperada atrás dele com medo que viesse um carro; 

        Filho meu nunca arrancaria a toalha da mesa só porque achava a vela que estava em cima (apenas por decoração) era para cantar os parabéns; 

        Filho meu nunca (nunquinha!!) atiraria um prato um chão (sem querer, é um facto) e esse prato cairia em cima do pé do irmão e o deixaria com o dedo inchado, negro e aos gritos em pleno restaurante; 

        Eu dizia (e pensava) que filho meu ficaria sentado à mesa, quieto (porque ser educadinho é muito bonito); 

        Filho meu não me faria gastar uma pipa de massa num almoço e dar três garfadas na       Dourada (que até estava com bom aspecto);

        Filho meu dormiria 10 horas seguidas, nunca acordaria durante a noite e seria um      santo para comer;

        Filho meu, deixaria que eu e o meu marido articulássemos palavras um para outro que não fossem apenas: “Olha aí o Duarte, olha aí o João, vais lá tu agora? Come lá que vou lá eu...como a seguir…”

        Filho meu não me obrigaria a almoçar e jantar a comida fria porque me levanto 355 vezes da mesa;
        Filho meu seria sossegado e paciente e não levaria a minha paciência ao limite;

        Filho meu não comeria de boca aberta a fazer “nhac nhac” e jamais poria cotovelos em cima da      mesa (isso é que era bom!);

        Filho meu responderia à primeira e sempre com um tom suave e bem educado;

        Filho meu não tiraria macacos do nariz em casa (quanto mais em público) e os comeria descaradamente como se de uma iguaria dos Deuses se tratasse…

Mas vocês, meus amados filhos, fazem tudo isto e MUUUIITTTOOO mais!
E porquê?!
E porque é que tudo muda com o nascimento dos filhos?!

Vocês transformamo-nos, tornam-nos pessoas diferentes, mais predispostos a aceitar certos e determinados comportamentos, a ser mais permissivos, a relevar e respeitar (mais) o espaço do outro.
Envergonham-nos é certo, à nossa volta sentimos olhares de reprimenda e de censura, mas efetivamente não são os pais que vos querem assim. É vosso. É a natureza da idade. Está-vos na massa do sangue.

Os meus filhos, não são mal educados. Não sou eu e o pai que vos ensinamos a tirar macacos do nariz nem tão pouco têm estes exemplos em casa (juro que não)!!
 É algo que vai, graças a Deus, apaziguando com a idade, amenizando com a maturidade.

Por estes dias comentei estas coisas com a tia C. (a vossa tia mais nova) solteira e sem filhos e a pergunta que me fez de imediata e sem pestanejar, foi:

“… então?! não dás educação aos teus filhos?!”
     
A esta linda rapariga solteira e sem filhos que por acaso é minha familiar e vossa tia querida, apenas respondi:

“Cá calharás boneca! Cá calharás!”

Há coisas que não se aprende nos livros. As crianças não trazem botão "on e off" nem livro de instruções.
Vocês fazem muitos disparates, mas a mãe não vos trocava por nada neste mundo!
Sou grata e feliz por vos ter na minha vida, todos os dias.


Com amor
A vossa,
Mãe 
♡♡

Share:

0 comentários