(re) post:Miúdos perfeitos?

João, 4 anos
Créditos: Gonçalo Pereira Esteves Photography
www.gpephotography.com

https://www.instagram.com/gueesteves/

Escrevi este post em Outubro de 2014. 
Reli-o hoje e mantém-se absolutamente actual.
Faço hoje apenas algumas adaptações no que toca á idade do João. De resto, tudo igual!
Ora vejam se concordam comigo..
"Hoje dei comigo - literalmente - a cuscar a conversa de duas mães durante a hora de almoço. 
Estava sozinha e elas ao meu lado portanto foi inevitável não ouvir a conversa (e confesso que o tema me despertou de imediato a atenção).
Falavam animadamente dos seus filhos, dos feitos heróicos de cada um, cada um melhor que o outro claro está, sempre num tom de elevado orgulho e até alguma presunção (concluí, eu).
Ambas falavam dos filhos, dos golos que marcaram no torneio de futebol no fim-de-semana e dos quartos sempre super arrumados e imaculados.
Dei por mim a olhar de soslaio não fossem as senhoras ser ET´s e me quisessem raptar para qualquer experiência sobrenatural, já que eu pertenço àquele grupo de mães cujas casas são tudo menos arrumadas e imaculadas. Já foram... um dia.
Comecei então a pensar nos meus filhos, em particular no João.
O João é um miúdo bonito, um sorriso sincero, um cabelo com dois remoínhos que não lembra a ninguém. O João do alto do seu 1,40m, dá-me valente lições sobre Dinossauros, tira-me do sério quando não come a sopa, tem dentes novos e grandes e 8 anos de vida feliz.
Não sou nada daquelas mães que acha que os filhos são perfeitos, melhores q o vizinho do lado, e que a sua credibilidade é inabalável.
O meu filho não é perfeito (é lindo, mas não é perfeito!). O meu João é um nabo na natação, faz das suas (muitas!) na escola, é super desarrumado, tem a ingenuidade e a malícia dos 8 anos, não adora desporto, no rugby é medroso (já foi mais!), e ainda não sabe andar de bicicleta.
Gosta de música clássica, seu compositor preferido é o Rossini, mas também diz que é "pimpalhoco e popularucho" quando vê os programas espectaculares da "nossa" televisão ao Domingo à tarde. É bom aluno e (quase) sempre bem comportado.

Será que não ser mega espectacular em tudo faz dele um miúdo menos "miúdo" e menos feliz?
Não me parece...
Acho que mais do feitos heróicos - que a meu ver nao são mais do que coisas de criança - querem-se futuros adultos bem formados, com valores e princípios.
Acho absolutamente fascinante (e isso sim mais do que o ensaio que marca no rugby ou o muito bom que teve a Estudo do Meio e História), quando o João chega a casa todo orgulhoso por ter carregado com a mochila do melhor amigo (que partiu o braço no treino de Rugby), e por estar todo orgulhoso por ter sido escolhido para ser o seu ajudante nos meses de recuperação.
Miúdos perfeitos? Nada disso.
Miúdos felizes é o que se quer."

Um beijo 

M

Share:

0 comentários